Normas


O cumprimento das normas deve ser espontâneo, uma vez que resulta no benefício de todos, ou seja, a disciplina deve ser consciente e a liberdade deve ser usada com responsabilidade. No Colégio Orlando Pereira, consideramos básico que o aluno seja educado, responsável e pontual; valorizando estas qualidades, dentre muitas outras que possui. A seguir, listamos alguns assuntos importantes. Eles devem ser lidos com toda atenção para que as normas do nosso Colégio sejam compreendidas por todos.

HORÁRIO ESCOLAR:

Educação Infantil e Ensino Fundamental 1º ao 5º ano:

Manhã: 8 às 12 horas – Tarde: 13 às 17 horas

Ensino Fundamental 6º ao 9º ano e Ensino Médio:

Manhã: 7 às 12:20 horas – Tarde: 12:40 às 18 horas (Este horário poderá ser alterado).
Haverá tolerância de 10 minutos no horário da entrada e saída.
Após o início da 2ª aula o aluno só poderá ingressar no Colégio acompanhado do responsável.

UNIFORME ESCOLAR:
O uso do uniforme completo é obrigatório para todos os alunos.

Ed. Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) – Bermuda, camiseta, camisa, tênis preto ou branco, meia branca, uniforme de frio e de natação.
Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio – calça jeans na cor azul sem (estampas, listras, bordados,e rasgados), camisa, camiseta, casaco (tacktel, helanca ou moletom) e traje de natação.

SÃO DEVERES DO ALUNO:

apresentar-se ao Estabelecimento devidamente uniformizado, observando as normas de boa conduta disciplinar, não só quanto ao respeito aos diretores, professores e funcionários, mas também, e sobretudo,  quanto ao respeito à dignidade de seus colegas, tratando-os com urbanidade e mantendo com eles as melhores relações de camaradagem;
possuir o material escolar necessário ao desenvolvimento de suas atividades escolares e conservá-lo em ordem;
colaborar na conservação da sede, do equipamento e do material escolar de uso coletivo, procedendo como elemento integrado na comunidade escolar;
indenizar os prejuízos que ocasionar.

É VEDADO AO ALUNO:

entrar no Estabelecimento depois de iniciar as atividades escolares de que deva participar, ou dele sair no período de trabalho, sem a necessária autorização do responsável e da coordenação;
entrar na sala de aula ou dela sair durante a aula, sem a permissão do professor;
perturbar o trabalho do professor, assim como a disciplina escolar, formando grupo para tal fim, ou dele participando, promovendo algazarra ou ocasionando distúrbios;
realizar dentro do Estabelecimento, sem a autorização do Diretor, coleta de fundos ou subscrições;
participar de manifestações ofensivas a pessoas ou instituições;
praticar dentro ou fora do Estabelecimento ato ofensivo aos bons costumes;
trazer para o Estabelecimento valores suscetíveis do extravio, pelos quais a Direção não se responsabiliza;
portar material que possa ocasionar acidente;
fazer uso de aparelhos eletrônicos tais como: tabletes, telefones celular entre outros durante as aulas. Caso haja o descumprimento do uso de aparelhos eletrônicos nas dependências do Colégio, a coordenação se encarregará de recolhê-los e entregá-los somente ao responsável;
agredir verbalmente ou fisicamente qualquer professor, funcionário ou colega.

Ao aluno, será aplicada, conforme a natureza e a gravidade da falta e o grau de reincidência, uma das seguintes sanções;

advertência por escrito;
suspensão até oito dias, quando o aluno for reincidente em mais de uma falta;
exclusão, em casos extremos, quando o aluno, após esgotados os recursos acima, continuar descumprindo reincidentemente e cometa falta grave que atente contra segurança de colegas, professores e funcionários.

ACOMPANHAMENTO DOS DEVERES DE CASA:
Cabe ao responsável verificar se o aluno anotou seus deveres de casa e se os cumpriu. Lembre-se de que estudar os conteúdos das aulas do dia faz parte dos deveres de casa.

FREQUÊNCIA:
                O aluno com freqüência inferior a 75% dos dias letivos é considerado inabilitado para as provas finais, sendo considerado reprovado.
Estará em recuperação final o aluno que obtiver freqüência inferior a 75% das aulas de Ed. Física durante o ano letivo.

DISPENSA DO ALUNO:
O aluno poderá ingressar no Colégio ou sair dele a qualquer momento, desde que esteja acompanhado do seu responsável. Por motivos de segurança, o Colégio não aceita autorização de entrada ou saída de alunos por telefone, somente por autorização expressa na agenda escolar. Por favor, não insista.

APROVEITAMENTO ESCOLAR:
A avaliação do aproveitamento se fará pela observação constante do aluno e pela aplicação de testes, provas, trabalhos individuais ou em equipes, pesquisas, tarefas, atividades em classe ou domiciliar, estágios supervisionados, argüições e demais modalidades e formas, que se mostrarem aconselháveis e de aplicação passível.
A avaliação do aproveitamento, realizada durante o ano letivo, será expressa por notas que variarão de 0 (zero) a 10,0 (dez).
Se requerida em 48 horas, por motivo justo, devidamente comprovado, a critério da Direção e Coordenação, poderá ser concedida 2ª chamada de qualquer prova, trabalho ou tarefa que se destinar à atribuição de nota, se houver possibilidade de realização em tempo hábil consoante o calendário do Estabelecimento. Não haverá 3ª chamada. De acordo com a Lei em vigor as provas de 2ª chamada serão cobradas.
Considerar-se-á aprovado de imediato, o aluno que obtiver, na soma das notas dos quatro bimestres média igual ou superior a 6,0 (seis) em cada disciplina, área de estudo ou atividade, desde que sua freqüência seja igual ou superior a 75%.

MA = 1º BIM + 2º BIM + 3º BIM + 4º BIM   ≥ 6,0

4

O aluno que não obtiver média igual ou superior 6,0 (seis) em determinada disciplina será submetido à recuperação.
É considerado reprovado o aluno com freqüência inferior a 75% ou que, após a prova final, apresente média final inferior a 5,0 (cinco) em qualquer componente curricular, área de estudo ou atividade.

RECUPERAÇÃO
O processo de recuperação terá por objetivo dar aos alunos oportunidades de melhor se afirmarem na aprendizagem dos assuntos que não ficaram bem assimilados, ou de elevarem os seus padrões de desempenho.
A recuperação será feita ao término de cada semestre.
O aluno será submetido à recuperação se obtiver soma dos bimestres inferior a 12,0 (doze).
A avaliação da recuperação será feita após as aulas, através de provas que substituirão, simultaneamente, as médias dos dois bimestres:

notas nas provas de recuperação < que as médias dos bimestres não serão substituídas; notas nas provas de recuperação > que 6,0 (seis) serão desconsideradas, prevalecendo à média do Estabelecimento (6,0).

O aluno não alcançando média anual 6,0 (seis) após a recuperação final, será submetido à prova final.
Considerar-se-á aprovado após a Prova Final o aluno que obtiver uma nota que, somada a Média Anual à nota da Prova Final, média ≥ a 5,0 (cinco).

MFpf = MA + NPF ≥ 5,0
2

PROVA DE ATUALIDADE:
O objetivo desta atividade é estimular o aluno, a partir do 5º ano, a manter-se informado sobre diferentes assuntos da atualidade. Na avaliação, o aluno poderá ter sua média bimestral acrescida 0,5 (meio ponto) em cada disciplina, considerando 70% de acertos no total de questões.

CONSIDERAÇÕES GERAIS:

Comunicar a secretaria doença infecto-contagiosa.
Comunicar na secretaria mudança de endereço, telefone e etc.
Olhar diariamente a agenda. Quando tiver comunicado, favor assinar ao lado.
Marcar o material e uniforme do aluno, caso encontre algum que não o pertença, devolva na secretaria.
Dirigir-se à coordenação sempre que houver dúvidas a respeito dos métodos de ensino adotados pelo Colégio.
Não venderemos fiado na cantina. O dinheiro para compra do lanche deverá ser enviado e anotado na agenda.
Para o melhor funcionamento do Colégio, o responsável só terá acesso a sala de aula somente quando solicitado.
O Colégio não se responsabiliza pela perda de materiais como livros, cadernos, uniformes, brinquedos ou qualquer pertence do aluno.

NORMAS ADMINISTRATIVAS

CONSIDERAÇÕES PARA EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA:

Aprovação da série cursada em 2015.
Prazo máximo de 30 dias após a efetivação da matrícula para entrega de todos os documentos.
Comprovante de quitação das mensalidades de 2015.
Contrato de Prestação de Serviço devidamente preenchido e assinado.
O cumprimento do aluno às normas estabelecidas pelo Colégio no ano de 2015.

CANCELAMENTO DA MATRÍCULA:

O pedido de cancelamento da matrícula, ora requerida, deverá ser feito por escrito e protocolado na secretaria do colégio.
O cancelamento da matrícula, quando decorrente da inadimplência do responsável pelo aluno na entrega da documentação exigida, isentará o Colégio de qualquer responsabilidade acadêmica e financeira.
Será irrevogavelmente cancelada a matrícula do aluno que não apresentar, no prazo legal fixado (30 dias), o original dos documentos escolares expedido pela escola de origem (Histórico Escolar).

MENSALIDADES ESCOLARES: (De acordo com as disposições legais)

Vencimento: até o dia 30 de cada mês. Após o vencimento, iniciarão encargos legais.
Cobrança: Boleto bancário.
Valor da mensalidade: fixada de acordo com as normas contratadas.
Se até 3 dias antes do vencimento o boleto bancário não tiver sido encaminhado, o responsável deverá retirar a 2ª via pelo site do Colégio ou solicitar na secretaria.
Não receberemos mensalidade escolar na secretaria do Colégio.
Após 30 dias de atraso da mensalidade do mês vigente, o responsável poderá encaminhado ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

SEGUNDA CHAMADA DE PROVAS:

O requerimento para a segunda chamada de provas será entregue para o responsável, via aluno, e devolvido assinado para a coordenação até 48 horas após o recebimento do mesmo.
Para que o aluno faça a segunda chamada, será necessário a entrega do atestado médico ou o valor de R$ 20,00 (vinte reais) por prova juntamente com o requerimento.
Não há segunda chamada das provas final e de recuperação.

A direção